top of page

Mantendo uma estreita colaboração com associações locais, proprietários 

sociais e moradores, Clichés Urbains cria acções visuais com o público sobre varias questões de cidadania, contribuindo ao laço social e à harmonia nos bairros.

Outubro 2018. Os Super Heróis dos jardins : exposição de seis fotomontagens representando a equipa de limpeza do bairro dos "Orgues de flandre", a fim de sensibilizar o público sobre o trabalho gigantesco que eles realizan, e a colaboração necessária de todos para limitar a proliferação e os efeitos nocivos do lixo.

Outubro 2018. Studio Rétro : criação de postais vivos com os moradores da Residência Michelet, posando na frente de um decoro representando a Residência há 50 anos, vestidos uns trajes e colocando-se na pele dos moradores dos anos 70. Ambas as animações (estúdios fotográficos instalados varias vezes)  e a exposição consecutiva são boas oportunidades par criar laços entre os moradores, reavivar a memória colectiva do bairro e contribuir a invenção das condições para um futuro melhor, juntos.

Reportagens. Clichés Urbains se coloca ao serviço de atores institucionais e económicos para ajudá-los a constituir a memória coletiva dos territórios nos quais eles atuam e dos eventos que là acontecem, seguindo o objetivo de agir positivamente com a imagem sobre a imagem. A associação acompanha especificamente a empresa de moradia social I3F na sua obra de renovação do bairro "Orgues de Flandre" do 19è distrito de Paris, atravês de um programa de mediação e documentação. Clichés Urbains tambêm colabora com as coletividades e empresas de moradia social nos seus projetos visuais e de reportagens.

2013. Para comemorar seus 100 anos, a empresa gestora de moradia social Paris Habitat quiz realizar uma série de retratos de seus moradores, entre 0 e 100 anos, e escolheu a emblemática residência Michelet para conduzir o projeto. Paris Habitat entregou o projeto a Clichés Urbains que documenta o bairro Flandre e seus moradores desde 2008. 

A associação realizou uma série de retratos representativos de cada década entre 0 e 100 anos. Cada um dos sujeitos conta um pouco da sua vivência no apartamento, torre, bairro dele, revelando um pouco de sua história de vida.

Julho 2013. No contexto da primeira fase de renovação da Residência Michelet (anteriormente conhecida como Cité Curial), Clichés Urbains participou de uma grande exposição ao ar livre inaugurada pelo prefeito do 19è distrito no dia 5 de Julho 2013. 40 retratos de moradores, impressos pelo projeto Inside Out foram expostos em grande formato nos muros do conjunto.

Outubro 2011 : Clichés Urbains participou do primeiro projeto Inside Out do fotógrafo  francês JR no dia 1 outubro 2011, dia de festa no bairro. Expusemos ao ar livre 15 retratos de nossos alunos, na rua Archereau em Paris 19è. Os retratos de careta inspirados da série "Faces" do JR foram colados com a ajuda das crianças participando do projeto e curtindo a festa do bairro.

bottom of page