Mediação pela imagen

Mantendo uma estreita colaboração com associações locais, proprietários 

sociais e moradores, Clichés Urbains cria acções visuais com o público sobre varias questões de cidadania, contribuindo ao laço social e à harmonia nos bairros.

Outubro 2018. Os Super Heróis dos jardins : exposição de seis fotomontagens representando a equipa de limpeza do bairro dos "Orgues de flandre", a fim de sensibilizar o público sobre o trabalho gigantesco que eles realizan, e a colaboração necessária de todos para limitar a proliferação e os efeitos nocivos do lixo.

Outubro 2018. Studio Rétro : criação de postais vivos com os moradores da Residência Michelet, posando na frente de um decoro representando a Residência há 50 anos, vestidos uns trajes e colocando-se na pele dos moradores dos anos 70. Ambas as animações (estúdios fotográficos instalados varias vezes)  e a exposição consecutiva são boas oportunidades par criar laços entre os moradores, reavivar a memória colectiva do bairro e contribuir a invenção das condições para um futuro melhor, juntos.

Reportagens. Clichés Urbains se coloca ao serviço de atores institucionais e económicos para ajudá-los a constituir a memória coletiva dos territórios nos quais eles atuam e dos eventos que là acontecem, seguindo o objetivo de agir positivamente com a imagem sobre a imagem. A associação acompanha especificamente a empresa de moradia social I3F na sua obra de renovação do bairro "Orgues de Flandre" do 19è distrito de Paris, atravês de um programa de mediação e documentação. Clichés Urbains tambêm colabora com as coletividades e empresas de moradia social nos seus projetos visuais e de reportagens.