© Site / Alexis Carcuac / Clichés Urbains

Oficinas 

Semanais

A associação Clichés Urbains organiza, desde 2007, oficinas fotográficas com jovens moradores de 6 ate 12 anos, originários de bairros pobres. Ministradas em vários pontos do bairro Flandre (Paris 19° distrito) e inclusive nas escolas, as oficinas são gratuitas e abertas a todo-a-s.
Durante as oficinas, as crianças aprendem a prática fotográfica digital e analógica (de filme), através de técnicas lúdicas (lightgraff, câmera de lata, efeitos digitais, panorámico....).
 
Alem das bases técnicas, Clichés Urbains procura desenvolver o olhar das crianças sobre a própria imagem e sobre o ambiente imediato deles. Para criar uma imagem, é preciso parar, e refletir sobre a beleza, o instante, a poesia do cotidiano e a própria sensibilidade. 
Uma exposição itinerante é realizada no bairro todo final de ano, juntando as fotos tiradas pelas crianças e os fotógrafos da Clichés Urbains.  Muito popular, a exposição contribui a criar um diálogo entre os moradores e convida-los a ver o bairro com um novo olhar. A mostra de imagens belas, originais, que testemunham com ternura da riqueza humana e cultural de bairros pobres, também permite a revalorização do território e pacificação das tensões.
  • YouTube - Black Circle
  • Flickr - Black Circle